Tudo que você precisa saber sobre o Matchá! Capins Da Terra

Tudo que você precisa saber sobre o Matchá!

Se você tem uma conta no TikTok e gosta muito de vídeos de bebidas (como eu), certamente na sua for you page já apareceu alguma pessoa da geraçāo z fazendo um matcha latte. Esse parece um exemplo muito específico, mas a verdade é que o matcha tem se tornado cada vez mais um sucesso entre os amantes de cafeína que nāo gostam tanto de café.

E apesar da fama ter crescido (e o consumo) ter crescido mais nos últimos dois anos, o matchá é na verdade uma bebida que foi introduzida no Japāo por monges budistas que visitaram aquele país e o levaram na bagagem na volta para casa, fazendo com que ele se tornasse parte da cultura japonesa, sendo utilizado na cerimônia Chanoyu. Atualmente, as melhores plantas destinadas à produçāo de matchá sāo cultivadas na regiāo de Uji, no Japāo. 

A cor liinda e vibrante do matchá é resultado do sombreamento artificial pelo qual passam as folhas várias semanas antes da colheita, o que estimula a produção de clorofila. Após esse processo, os brotos sāo colhidos, vaporizados e secos, descartando caules e nervuras. Essas folhas, conhecidas como “techá”, sāo em seguida moídas entre duas placas num moinho de granito, até se tornarem um pó fino. Parece trabalho, né? E é! Moer 30g de matchá pode levar até uma hora. 

O matchá tem bastante cafeína, como falamos no início, mas além disso ele também contém diversos antioxidantes, incluindo EGCG, conhecido pelas suas propriedades anticancerígenas, e a L-Teanina, que como já falamos nesse post, ajuda a relaxar e a melhorar a memória e a concentraçāo. Uma curiosidade interessante, é que no Japāo Medieval, os samurais bebiam matchá para se preparar para as batalhas, visto que a bebida ajuda a desintoxicar, melhorar o sistema imunológico, aumentar energia e acelerar o metabolismo. 

Existem três tipos de matchá, sendo o primeiro o usuchá (fino), que é mais disponível e é o indicado para consumo diário (em um matcha latte por exemplo), o koichá (espesso), que é reservado para o uso formal na cerimônia japonesa Chanoyu, e por último o matchá culinário, que tem a classificaçāo de mais baixa qualidade e é bem mais barato, sendo mais utilizado para preparado de receitas como macarons, bolos e sorvetes. 

Gostou de saber um pouco mais sobre esse chá maravilhoso? Entāo você nāo pode perder essa promoçāo de Matchá Orgânico aqui no Capins da Terra. E para você aproveitar mais ainda, nos links abaixo tem algumas receitas incríveis com o verdinho mais querido dos amantes de chá <3

 

Sweet Matcha Gelado

Drink nāo alcoólico de Matchá e Erva Doce

Matchá com Capim limāo

Voltar para o blog

1 comentário

Olá, não encontrei no site para comprar o mascha?

SILVIA PERLI GOMES

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.