Dicas para infusionar o seu chá corretamente

Dicas para infusionar o seu chá corretamente

Preparar o seu chá pode ser um pouco complicado se você é novo no maravilhoso mundo dos chás ou se está querendo explorar chás novos. Obter o melhor do sabor e aroma dessa bebida milenar significa usar a quantidade certa de erva, a temperatura certa da água, o tempo certo de infusāo… Parece difícil, mas prometo para você que é super simples de aprender. Vem comigo que te conto um pouco mais :)


O primeiro e mais importante passo, como a maioria dos alimentos e bebidas: escolha um chá de alta qualidade. O chá de folhas soltas oferece um sabor melhor do que os saquinhos (como já falamos nesse post), entāo opte por eles e se saboreie com uma xícara de chá perfeita e cheia de sabor. O segundo passo é a quantidade certa de erva. Como regra geral, use uma colher de chá para cada 200 ml de água, mas muitos chás podem ser infusionados várias vezes e ter quantidades específicas, por isso o importante é sempre conferir a orientaçāo do fabricante.


Um outro ponto super importante é a qualidade e a temperatura da água. Nāo é muito comum falarmos em qualidade da água no Brasil, mas a verdade é que a água da torneira contém produtos químicos e aditivos que podem alterar o sabor do chá. Evite sempre água destilada, pois ela nāo desenvolve sabores bem e resultará em um chá fraco. Água de nascente, água doce ou água filtrada sāo as melhores opções. 

E quando falamos de temperatura, se você leu esse post sabe que cada chá tem a sua particularidade e que alguns, como o chá verde, podem até amargar se a sua água estiver quente demais. 


Em geral, os chás infusionam melhor sabor quando são preparados com água quente, em vez de água fria. Se você quiser preparar um chá frio, precisará deixar as folhas de chá em infusão por várias horas, em vez dos habituais minutos em água quente, para obter um sabor semelhante. Os chás gelados devem ser preparados com água quente e, em seguida, resfriados à temperatura ambiente e servidos em xícaras de chá de vidro com gelo.


Nāo esquece de me contar se essas dicas foram úteis <3

Voltar para o blog