Massala Chai, Chai Latte - Formas de fazer + 2 Receitas Bônus - Capins Da Terra

Massala Chai, Chai Latte - Formas de fazer + 2 Receitas Bônus



 

 

 

 

 

 

Com as temperaturas mais baixas, o chá é uma das alternativas mais procuradas não só para aquecer o corpo como por conta das suas diversas funcionalidades.

O Chai como vimos nete post é uma deliciosa combinação super tradicional na Índia de especiarias, podendo conter chá ou não (na Índia é comum conter chá preto), leite e açúcar.

Neste post vou te ensinar a fazer seu próprio chai com especiarias, com o nosso Aromas da Índia e ainda duas receitas para você variar e aproveitar ainda mais essa bebida milenar que dá um super match com nosso inverno, saborosa e cheia de propriedades.

Bora lá???

Para um chai tradicional você vai precisar de:

  • 6 cravos
  • 2 unidades de anis-estrelado
  • 2 paus de canela
  • 5 sementes de cardamomo
  • 1 colher de sopa bem cheia de chá preto à granel
  • 400ml de leite integral (sugestçao vegetal: coco ou caju)
  • 3-4 colheres de sopa de açúcar ou mel à gosto.

Modo de Preparo:

  1. Triture as especiarias com a ajuda de um pilão (exceto o gengibre).
  2. Coloque tudo em uma panela (especiarias, gegibre e chá) e aqueça em fogo médio para liberar os aromas. Mexa constantemente com uma colher para evitar que queimem.
  3. Adicione 650ml de água e ferva em fogo alto e mantenha a fervura mexendo o tempo todo.
  4. Acrescente o leite, o açúcar e continue mexendo. Ferva por mais 2 minutos até que os ingredientes estejam todos bem misturados.
  5. Coa em um bule ou direto nas canecas em que irá servir.
  6. Saúde.

Para realizar o Chai com nosso Aromas da Índia, ou também conhecido no ocidente como Chai Latte, temos duas opções:

  1. Você pode realizar o mesmo passo à passo acima, só que no lugar das especiarias e do chá separadamente, você utiliza nosso blend que já vem prontinho.
  2. Ou você pode fazer o chá no bule um pouco mais concentrado (2 colheres de chá para 100ml de água por exemplo) e numa xícara com 100ml de leite quente já adoçado (ou não, vai de sua preferência) você adicionar o chai infusionado.

A segunda opção é mais rápida, menos trabalhosa porém a sinergia não fica tão potente quanto realizar a decocção e depois adicionar o leite. Porém fica ao seu critério.

E agora que você aprendeu a fazer um delicioso chai, que tal variar???

RECEITA BÔNUS I - CHAI COM CHOCOLATE 

Já pensou tomar um chá de sobremesa? Só vem nessa deliciosidade:

Após realizar o preparo do Chai Latte conforme 1 das opções acima, um pouco antes de coar adicione 1 colher de cacau em pó (de preferência sem açúcar) ou 15g de chocolate em pedaços. Para um chai cremoso de chocolate branco, adicione 20g em pedaços.


RECEITA BÔNUS II - CHAI COM RUM E MANTEIGA

Após realizar o preparo do Chai Latte conforme 1 das opções acima, um pouco antes de servir adicione 2 colheres de sopa de Rum (de preferência ouro) e 1 colher de chá de manteiga (se puder opte por artesanais). Caso queira mais forte adicione mais rum.

 

E aí gostou??? Sabia que você pode ainda variar essas receitas com outros chais além do Aromas da Índia? Abaixo seguem nossas opções disponíveis no site (para ver as funcionalidades de cada um e forma de preparo só clicar na imagem):

AROMAS DA ÍNDIA

YOGINI CHAI


ENERGY

(EM)BRASA CHAI

FOREST