A compaixão como caminho de cura

Hoje iremos juntas dar o nosso terceiro passo, quero te apresentar o poder da compaixão intima e de como colocá-la na sua vida.

A compaixão desempenha um papel fundamental na busca pela melhora da exaustão, pois nos permite cultivar um relacionamento mais amoroso e compassivo conosco mesmos durante esse período desafiador. Ao direcionar a compaixão para nós mesmos, podemos encontrar alívio e cura em meio à exaustão.

A compaixão envolve reconhecer e aceitar nossa própria dor e sofrimento sem julgamento. É uma abordagem gentil e amorosa em relação a nós mesmos, especialmente quando estamos nos sentindo exaustos e sobrecarregados. Em vez de nos criticarmos por não sermos suficientemente produtivos ou por não atendermos às expectativas, podemos adotar uma atitude compassiva de compreensão e aceitação.

A compaixão nos ajuda a nos tratarmos com bondade e cuidado, como faríamos com um ente querido que está passando por um momento difícil. Isso significa oferecer a nós mesmos palavras de encorajamento, incentivo e apoio emocional. Ao desenvolver um diálogo interno compassivo, podemos transformar a autocrítica em autocompaixão, acolhendo nossas vulnerabilidades e reconhecendo que todos nós enfrentamos desafios em algum momento da vida.

Ao praticar a compaixão, também podemos estabelecer limites saudáveis e aprender a dizer "não" quando necessário. Isso significa reconhecer nossas próprias necessidades e respeitá-las, mesmo que isso signifique decepcionar ou desapontar os outros. Ao colocar nosso bem-estar em primeiro lugar, estamos honrando nossos próprios limites e nos permitindo descansar e recarregar.

Além disso, a compaixão nos ajuda a desenvolver uma perspectiva mais equilibrada em relação à exaustão. Em vez de nos identificarmos completamente com a exaustão e nos sentirmos derrotados por ela, podemos adotar uma visão mais compreensiva e realista. Reconhecemos que a exaustão é temporária e que somos capazes de nos recuperar e restaurar nossas energias.

Pronta para vivenciar a compaixão com você?

E agora que você a reconhece e tem empatia e compaixão, eu quero te contar no próximo domingo o porquê a exaustão se tornou sinônimo de sucesso para muitas pessoas.

Até lá.

 

Texto: Noéle Gomes 
Imagem: PNW-Production

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.