A empatia como caminho de cura

No nosso último encontro conversamos sobre o reconhecimento da exaustão, te mostrei sinais e te fiz uma pergunta bem pessoal e agora quero te mostrar como a empatia pode te ajudar.

A empatia entra em cena quando buscamos compreender as razões pelas quais chegamos a esse ponto de exaustão. Talvez tenhamos nos esforçado demais, trabalhado além dos nossos limites ou nos sobrecarregado com responsabilidades. Ao nos colocarmos no nosso próprio lugar, podemos compreender as pressões que enfrentamos diariamente.

A empatia consigo mesmo envolve reconhecer e validar os sentimentos e desafios que enfrentamos. Em vez de nos julgarmos severamente por estarmos exaustos, podemos adotar uma postura de compreensão e aceitação. Isso significa reconhecer que somos seres humanos e que todos nós temos limitações e momentos em que nos sentimos esgotados.

Ao praticar a empatia consigo mesmo, é importante se afastar do autocrítico e da autocompaixão. Em vez de nos repreendermos por não sermos suficientemente produtivos ou por não atendermos às expectativas, podemos nos tratar com gentileza e cuidado. Isso envolve falar conosco de maneira amorosa, como faríamos com um amigo querido que está passando por um momento difícil.

Além disso, a empatia nos permite reconhecer nossas próprias necessidades e estabelecer limites saudáveis. Podemos aprender a dizer "não" quando necessário, recusando tarefas adicionais que possam agravar nossa exaustão. Ao estabelecer limites, estamos honrando nossos próprios limites e priorizando nosso bem-estar.

Que tal nesta semana ter a empatia como companheira? Você já deu o primeiro passo, reconhecendo seu momento, agora o segundo, colocando um olhar amoroso sobre você.

Vamos juntas e até o próximo domingo.

_

Texto: Noéle Gomes
Imagem: Dziana Hasanbekava

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.