A naturalização da exaustão - Capins Da Terra

A naturalização da exaustão

A exaustão é um estado que muitas vezes é erroneamente associado ao sucesso. Em nossa sociedade atual, é comum vermos a exaustão sendo glorificada como um sinal de dedicação extrema, comprometimento e produtividade. No entanto, essa naturalização da exaustão como sinônimo de sucesso é um equívoco perigoso que precisa ser questionado.

É importante lembrar que o sucesso não deve ser medido apenas pelo quanto estamos ocupados ou pela quantidade de trabalho que realizamos. O verdadeiro sucesso envolve um equilíbrio saudável entre trabalho e bem-estar, entre produtividade e autocuidado. É sobre alcançar metas de maneira sustentável e preservar nossa saúde física, mental e emocional ao longo do caminho.

Ao naturalizar a exaustão como um sinal de sucesso, corremos o risco de comprometer nossa saúde e bem-estar a longo prazo. A exaustão crônica pode levar a problemas de saúde física e mental, afetar nossos relacionamentos, diminuir nossa criatividade e até prejudicar nossa produtividade a longo prazo. Afinal, quando estamos exaustos, nosso desempenho e tomada de decisões são prejudicados, e podemos cometer erros ou tomar decisões inadequadas.

É fundamental questionar e desafiar essa naturalização da exaustão como um sinal de sucesso. Devemos buscar uma cultura que valorize e promova o equilíbrio, o autocuidado e a saúde em todas as áreas de nossas vidas. Precisamos lembrar que o sucesso não está apenas em realizar mais tarefas, mas também em cuidar de nós mesmos, nutrir nossos relacionamentos, buscar significado e propósito e encontrar alegria nas pequenas coisas da vida.

Então amada eu vou te fazer uma pergunta: o que é sucesso para você? Qual é a sua definição real de sucesso? E será que suas ações diárias estão alinhadas com o que é sucesso para você ou para a sociedade?

Responda por amor a você.

Texto: Noéle Gomes
Imagem: Sora Shimazaki

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.