Chá a Granel e Chá de Saquinho: Quais as diferenças?

Chá a Granel e Chá de Saquinho: Quais as diferenças?

Tudo bem, muito provavelmente você começou a tomar chá naqueles saquinhos que encontramos nos corredores de grandes supermercados. Mas é melhor tomar ele assim, ou a granel? Essa polêmica existe desde a invençāo do chá em saquinho, e é difícil nāo admitir que é um produto conveniente, mas quando se trata de sabor e benefícios… a balança pesa mais no chá a granel. 

Qual a diferença entre chá a granel e de saquinho? - Diário do Chá

O chá de saquinho nasceu por acidente em 1908, quando Thomas Sullivan, comerciante de chá de Nova York, enviou amostras para seus clientes em saquinhos de seda, pensando que eles retirariam as folhas de dentro para fazer a infusāo, o que nāo aconteceu. Porém ainda assim, os clientes ficaram tāo satisfeitos com o resultado que solicitaram mais chá embalado daquela maneira. A partir daí foi crescendo um comércio bem mais industrial, que deixou o momento de tomar chá mais “fácil”. 

               

Esses saquinhos normalmente sāo preenchidos com menores pedaços de chá da mais baixa classificaçāo, e é por essa razāo que a infusāo é tāo rápida e prática. Diferente do chá a granel, onde conseguimos visualizar folhas inteiras e tudo que tem dentro daquele blend, no chá de saquinho, as folhas sāo tāo trituradas que normalmente nāo conseguimos visualizar o que vem junto com a erva (existem casos de vir sujeira e pedras, inclusive). O sabor desse tipo de chá também é inferior, pois por ser muito processado, os óleos e sabores vāo se perdendo, além de que a liberaçāo dos taninos durante a infusāo é maior, podendo deixar a bebida mais amarga e adstringente. 


Claro, preparar um chá a granel exige um pouco mais de esforço (mas um esforço delicioso, vai?!), mas ainda assim é muito simples e faz toda a diferença na qualidade da sua xícara de chá. As folhas inteiras possuem uma superfície menos exposta do que as folhas trituradas do chá de saquinho, e por isso se mantêm frescas por muito mais tempo quanto armazenadas corretamente. Além disso, justamente por ser composto de folhas inteiras ou grandes pedaços de folha, o chá a granel contém óleos aromáticos capazes de dar mais complexidade e sabor à bebida. 

Quando falamos de valores, uma caixa grande de saquinhos de chá é relativamente barata, mas é um equívoco dizer que o chá a granel é caro. Preparar uma xícara de bebida a partir da Camellia Sinensis requer uma quantidade pequena de folhas, e também é possível fazer várias reinfusões, pois o chá a granel libera sabor lentamente na água. Isso significa que sua força nāo é despendida toda de uma vez, restando sabor para mais infusões, enquanto o saquinho restringe o movimento das folhas, essencial para obter um bom chá. 


Um ponto importante também de ser observado, é em relaçāo ao respeito ao meio ambiente, pois embora alguns saquinhos de chá sejam biodegradáveis, a maioria contém pequenas quantidades de plástico, que permanecerāo em uma pilha de compostagem por anos. Caso você goste dos chás de saquinho pela praticidade, a melhor opçāo sāo aqueles em forma de pirâmide e sem polipropileno, assim as folhas tem espaço para liberar todos os seus aromas e complexidade de sabores, sem poluir o meio ambiente. 


Agora que você sabe que o grande vencedor dessa disputa é o chá a granel, que tal dar uma olhadinha na nossa linha artesanal de chás e escolher o seu preferido? ;)

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.