Chá ou Infusão? Qual a diferença?

Chá ou Infusão? Qual a diferença?

Na semana passada conversamos um pouco sobre a Camellia Sinensis, o chá e seus tipos, e certamente a dúvida que ficou na sua cabeça foi: mas entāo fui enganada toda a minha vida???!! Aquela bebidinha quente com uma mistura de ervas, raízes e flores, que sempre tomei, nāo é chá???!!

E a resposta é: nāo, nāo é. Mas calma que a gente te explica tudo! A verdade é que ao contrário da crença popular, nem todas as bebidas (quentes ou geladas) feitas com ervas sāo consideradas chás. As infusões, ou “tisanas”, como sāo popularmente conhecidas fora do nosso País, sāo todas as bebidas feitas a partir de ervas que nāo sāo Camellia Sinensis. Sim, é simples assim! Tem Camellia: chá. Nāo tem Camellia: infusāo ou tisana. Aqui no Brasil, é comum chamarmos todas essas bebidas de chá pois o nosso sistema de classificaçāo é diferente para as indústrias e empresas que processam e comercializam chá.

Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a definiçāo de chá é “o produto constituído de uma ou mais partes de espécie(s) vegetal(is) inteira(s), fragmentada(s) ou moída(s), com ou sem fermentação, tostada(s) ou não, constantes de Regulamento Técnico de Espécies Vegetais para o Preparo de Chás. O produto pode ser adicionado de aroma e ou especiaria para conferir aroma e ou sabor”.* E por conta disso, é normal passarmos nos corredores de supermercado e encontrar caixas de “chá de camomila” ou “chá de hortelā”, por exemplo.

Nāo sei se com vocês foi assim, mas na minha infância, era muito comum ver as crianças recebendo das avós ou māes (normalmente sāo as mulheres sábias da família, trazendo conhecimento de geraçāo em geraçāo) uma infusāo para tratar sintomas de doenças. Quantas vezes você já nāo ouviu que camomila é bom pra um sono tranquilo e boldo para estômago irritado? Durante muitos anos, infusões foram e ainda sāo utilizadas de forma terapêutica, principalmente na medicina tradicional chinesa e no sistema de medicina indiano ayurveda. A popularidade aqui no Ocidente tem crescido tanto, que tem ficado cada vez mais fácil encontrar blends que desintoxicam, relaxam, auxiliam os sintomas da gripe e por aí vai, aumentando o nosso cuidado com a gente, de forma mais natural.

E aqui na Capins da terra nāo poderia ser diferente! Sempre preocupadas com o seu bem-estar (físico e mental), nós temos vários blends que podem ser incríveis para o seu momento de auto-cuidado. Eu sou suspeita, mas acho que esse momento pede uma listinha das minhas infusões favoritas, né? hehehe Olha só:

A Infusāo Mista Pôr do Sol é a queridinha aqui em casa. Eu e meu companheiro amamos tomar uma xícara dessa infusāo de rooibos, laranja, pêssego e eucalipto no fim dos dias corridos, para começar a higiene do sono e irmos descansar mais relaxados. O sabor é incrível e nem se fala no cheiro, que deixa a casa toda com esse aroma adocicado.

Além dela, nāo poderia deixar de dar mençāo honrosa para o queridinho da insônia: Sossega Leāo! Essa infusāo mista de verbena, maçā e funcho é relaxante, refrescante, ótima pra digestāo, diminuir ansiedade e ainda é antioxidante.

Deu pra perceber que a minha maior dificuldade é desacelerar né? Minhas infusões favoritas sāo para acalmar (risos). Mas e vocês, quais sāo as suas infusões favoritas? E se você ainda nāo provou essas, corre pra comprar aqui no site, e me conta <3

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.