Movimento Ancestral - A busca pela interdependência - Capins Da Terra

Movimento Ancestral - A busca pela interdependência

Durante anos eu busquei a tal independência e não minto, até mesmo a autossuficiência, por anos acreditei que essa busca além de legitima era o que me traria paz e felicidade, não depender de nada e muito menos de ninguém e se você está nessa busca, por favor, não me leve a mal, mas é muito infantil da sua parte.

Nenhum ser humano é uma ilha e se você come pão e não planta o trigo e tudo mais que faz de um pão ser pão, desculpa, você não é nada independente e autossuficiente.

E para iniciarmos essa conversa, te aconselho a pegar seu melhor chá da Capins da Terra, prepará-lo e respirar fundo, pois nossa troca de abril promete.

Se você não planta seu arroz e feijão, se você não fabricou seu celular ou computador, se você não fez a roupa que está usando agora, eu preciso te contar que você depende de muitas pessoas e tá tudo bem rever seu grito de independência.

A busca pela autonomia é ancestral, pela liberdade de ser e viver a seu próprio modo também, mas é necessário estarmos realmente atentas ao que é realmente independência.

A mais ou menos 5 anos atrás aprendi o termo interdependência, que diz o seguinte, o que você sabe fazer, faça, o que não sabe, peça ajuda ou delegue. E eu tenho usado essa definição na minha vida para tudo, mas especialmente para me relacionar com as pessoas e com o mundo.

Saber que há coisas que sou boa e consigo fazer e saber também que há outras que precisarei pedir para outras pessoas, gera um equilibrio na minha vida, pois não preciso dar conta de tudo, até porque, tudo é muita coisa e que não, não há como ser totalmente auto suficiente nos dias de hoje e é bom saber disso, imagina essa corrente: eu posso escrever aqui da minha casa e você me ler da sua tomando um chá que a Capins da terra te vendeu a partir do plantio de outra pessoa, olhe essa costura da vida.

Então eu te convido a pensar na seguinte provocação:

O que é realmente independência para você?

Nos próximos textos irei te contar as 4 dependências humanas que não te deixam fluir na vida e experimentar de verdade o que é interdependência madura. Tá pronta? Até semana que vem.

Noéle Gomes

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.