Mulheres: bebam mais chá!

Mulheres: bebam mais chá!

Nós sabemos que a grande maioria de leitores por aqui sāo mulheres, entāo achei que vocês gostariam de saber que de acordo com GEN (Genetic, Engineering, and Biotechnology News) "Mulheres que bebem chá veem mudanças epigenéticas no câncer e nos genes hormonais". Então, no fim das contas, esse nosso momento de auto cuidado com o chá pode ter um efeito maior sobre os nossos genes do que nós pensávamos, especialmente sendo mulher e consumindo chá regularmente. 

Epigenética significa que algo não genético pode influenciar seus genes reais. Neste artigo, um grupo de pesquisadores da Universidade de Upsala, na Suécia, estava investigando os efeitos de beber chá e café na metilação do DNA e, durante seus estudos, descobriram que tinha um impacto positivo em usuárias do sexo feminino, onde "28 regiões são conhecidas por desencadear a produção de estrogênio e tumores cancerígenos que foram diferencialmente metilados", o que significa que beber chá pode alterar, diminuir e retardar a formação do câncer.

Já foi demonstrado e comprovado que compostos do chá chamados catequinas levam a mudanças epigenéticas in vitro e em células cancerosas cultivadas, e que alguns dos efeitos do chá na saúde podem ser mediados pela epigenética. Claro, tudo ainda é uma pesquisa em desenvolvimento e o estudo nāo forneceu evidências para prescrever o chá por exemplo como prevençāo ao câncer, mas é bom saber que mais pesquisas estāo crescendo nesse ramo. 

Nāo podemos deixar de lado também as infusões, que através de conhecimentos ancestrais sempre estiveram presentes no nosso cuidado com a saúde de pessoas que mesntruam. Camomila, gengibre e calêndula sāo só algumas das infusões reconhecidas por ajudar a diminuir cólicas menstruais, diminuir sintomas da TPM e inchaços. Eu particularmente, quando sinto os efeitos da TPM chegando, corro para fazer uma Infusāo Mista Calma, que me ajuda com a irritaçāo e explosões de emoções desse período. Agora quando a cólica vem chegando, uma infusāo de orégano, apesar de nāo muito agradável ao paladar, sempre funciona. 

Existem muitos estudos sendo levantados sobre os benefícios dos chás e infusões para a nossa saúde, mas sabemos que muito desse conhecimento vem das nossas ancestrais e de um conhecimento passado de geraçāo para geraçāo. E você? Quais sāo as táticas que você usa com o chá para a sua saúde reprodutiva? Uma receitinha que veio da māe, da avó, de uma amiga, mas que sempre funciona? Conta pra gente, vamos trocar? <3

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.