Nem sempre o Natal foi assim, vermelho, com luzes e árvores abarrotadas de presentes, com mesas cheias de pessoas que mal se falam ao longo do ano e que se sentem obrigadas a essa partilha e sim, esse pode ou não ser o seu caso, mas caso seja, caso o Natal tenha de alguma forma perdido o sentido no seu coração, quero te apresentar outra forma de vive-lo.
Dentro da cosmovisão africana, o Natal é uma celebração de primeiros frutos, uma celebração onde valorizamos sete princípios básicos e hoje quero te convidar a conhecer o Kwanzaa, uma comemoração tradicional e recheada de transformações, pois o Natal é um resgate ao amor.
Kwanzaa é uma comemoração que se inicia no dia 26 de janeiro e se encerra no dia 01 de janeiro e a cada dia é celebrado um princípio de vida que nos orienta e direciona para uma vida de bem viver e fartura.
Iniciamos as reflexões a partir da união, de estarmos unidos com a nossa família e comunidade, no segundo dia falamos sobre auto-determinação e responsabilidade com o seu próprio futuro, no terceiro dia refletimos sobre o trabalho coletivo e no quarto dia sobre economia cooperativa. Já no quinto dia conversamos sobre propósito e no sexto, sobre como ser criativas, criando ideias e gerando novas soluções e por último, no sétimo dia refletimos sobre o poder da fé, sobre honrar nossos ancestrais e cultuar nossas tradições.
O Natal é um convite a este encontro íntimo e comunitário de reacender pilares que nos sustentam ao longo do ano, que nos nutre e alimenta de dentro para fora, então este é o meu quarto convite a você, que seu coração agora bem mais leve, direcionado e sem peso possa celebrar este período do ano com mais intenção, mais reflexão e claro, mais amor.
Se você quiser saber mais sobre essa tradição tão bonita e transformadora, acesse o link
Kwanzaa: o que é e como funciona a celebração preta da diáspora que “substitui” o natal - Guia Negro