Saiba um pouco mais sobre a erva-mate

Esses dias eu e a Flávia fomos em um local aqui em São Paulo que é especializado em bebidas com mate, e eu fiquei chocada ao saber que não é algo que ela consome com frequência, e fiquei curiosa: qual a relação que vocês tem com as outras ervas para além da Camellia Sinensis? 

A Erva-mate (Ilex paraguariensis) é cultivada principalmente no Brasil e na Argentina, e é riquíssima em cafeína. Como eu não tomo muito café, ela é uma das opções cafeinadas que eu mais aproveito no mundo das ervas e infusões. Com um sabor que se assemelha um pouco ao chá verde com notas de tabaco, a planta, segundo a sabedoria indígena, tinha o poder de revigorar e trazer o bem estar ao homem. Tudo isso porque, para eles, a erva-mate teria sido um presente do Deus da bondade, Tupã. Não tem como não amar esse presente, né?

Alguns dos principais benefícios da erva-mate além do poder de revigorar e trazer o bem estar, são que ela previne o envelhecimento, é uma fonte de vitaminas e minerais, ajuda na digestão, reduz o colesterol ruim e acelera o metabolismo. Ela pode ser consumida e aproveitada de diversas maneiras, e as principais são em bebidas quentes como mate tostado quente, mate verde e chimarrão (mais comum no sul do Brasil), bebidas frias como o tereré e em suplementações alimentares. São infinitas as possibilidades, e eu tenho certeza de que alguma delas vai te agradar. Quem sabe em breve aqui na Capins da terra não temos algumas opções para vocês conhecerem? ;)

E como tá esfriando em SP, mas o solzinho tem estado bonito, que tal uma receita fácil de mate gelado para terminar o domingo? Você vai precisar de:

_erva-mate tostada

_açúcar demerara

_água

_morangos

_hortelã

_gelo

Para preparar, basta ferver a água, desligar o forno ou chaleira, e acrescentar a erva mate. Deixe em infusão por uns 3-4 minutos, para ficar um pouco mais concentrada, e já vamos pra montagem, colocando os morangos cortados no fundo do copo com um pouco de açúcar. Misture com leves amassadas na fruta, e coloque os gelos, a infusão de mate e algumas folhas de hortelã. Depois me contem se gostaram <3 

Voltar para o blog

1 comentário

Vou fazer hoje.

ana mascia

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.