Tudo que você precisa saber sobre Chá Oolong e seus benefícios Capins Da Terra

Tudo que você precisa saber sobre Chá Oolong e seus benefícios

Nós temos tantas opções de chás e infusões, que quando chega a hora de escolher qual tomar em determinada hora do dia, pode ficar difícil escolher. Hoje decidi contar um pouco mais para vocês de uma das minhas categorias favoritas de chá: o oolong, um chá chinês clássico feito a partir da Camellia Sinensis e que oferece benefícios à saúde do coração, dos dentes e da mente. Beber este chá pode ajudar a despertar seus sentidos e melhorar o estado de alerta. Vem comigo que eu te conto um pouco mais!

Assim que as folhas de chá oolong são colhidas, elas são transportadas para uma instalação, onde passam por um processo de semi-oxidação. As folhas são primeiro secas para reduzir o teor de umidade e então ligeiramente esmagadas para estimular a interação das enzimas com a oxidação. Esse processo é chamado de oxidação e faz com que as folhas fiquem com tons mais escuros. Os oolongs podem ser oxidados de 8 a 80%, dependendo do tipo e do fabricante do chá. Quando o chá atinge o ponto de oxidação desejado, os mestres do chá aplicam calor às folhas para encerrar o processo de oxidação. As folhas são então moldadas em longos fusos, bolas, saquinhos de chá ou embalagens de folhas soltas para venda. 

O sabor do chá oolong varia dramaticamente graças aos diferentes níveis de oxidação. Oolongs levemente oxidados oferecem um corpo leve com sabor floral e doce. Os chás oolong fortemente oxidados, por outro lado, oferecem um sabor mais robusto com notas tostadas e terrosas. Oolongs também pode ter notas de sabores de grama, torrado, dependendo de onde é cultivado. Oolongs cultivados em altitudes mais elevadas, como o oolong da montanha Wuyi e o chá da montanha Wu Liang, tendem a ter sabores mais fortes com características terrosas. Os oolongs cultivados ao nível do mar são mais arejados e florais.

E nāo para por aí! O oolong pode trazer diversos benefícios para nossa saúde, entre eles, foco que vem da quantidade moderada de cafeína, e auxílio na prevençāo de doenças cardíacas e na saúde geral do coraçāo. Alguns estudos mostram que o consumo regular de chá oolong pode ajudar a reduzir os marcadores de doenças cardíacas, incluindo os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos. Beber chá oolong também pode ajudar a reduzir a pressão alta, graças às propriedades anti inflamatórias. Esses compostos ajudam a reduzir a inflamação nos vasos sanguíneos e artérias, aumentando a circulação e diminuindo o risco de coágulos sanguíneos e ataque cardíaco.

O chá Oolong também pode ser benéfico para a saúde bucal graças a uma concentração significativa de flúor nas folhas do chá. Um estudo publicado na Pharmacognosy Review descobriu que os polifenóis do chá ajudam a prevenir a cárie dentária. O flúor nas folhas de chá ajuda a eliminar a placa bacteriana e a combater infecções que podem causar cáries e cáries. Além disso, o oolong é extremamente digestivo, e uma xícara de  Forest Oolong é a bebida perfeita para ser tomada uns 20 ou 30 minutos após grandes refeições, ajudando naquela sensaçāo de empanturrado, sabe?

Vale lembrar que a melhor opçāo é sempre escolher um chá de folhas soltas e de alta qualidade para obter o máximo de benefícios para a saúde, hein? ;)

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.