Muito calor? Que tal aprender a fazer um Cold Brew de Chá? Capins Da Terra

Muito calor? Que tal aprender a fazer um Cold Brew de Chá?

Os dias quentes nāo podem ser uma desculpa para deixar de tomar o seu chá favorito, né? E apesar de a forma mais prática de fazer um bom chá gelado ser colocando a infusāo diretamente em um copo com gelo, que tal testar fazer um Cold Brew?

Cold Brew é um chá gelado feito pela infusão das folhas do chá em água fria, em vez de água quente ou fervente. Uma vez que a água fria não desenvolve sabores tão facilmente quanto a água quente, o tempo de maceração é significativamente mais longo ao fazer chá gelado usando o método de fermentação fria. O cold brew pode ser feito usando saquinhos de chá ou chá avulso, embora o chá de folhas soltas geralmente ofereça sabores melhores em comparação aos saquinhos de chá, como já vimos no post Chá a Granel e Chá de Saquinho: Quais as diferenças?

Fazer um cold brew é super fácil! Você só precisa de 4g do seu blend favorito para 400ml de água fria, e você pode acrescentar alguns sabores opcionais para deixar ainda mais delicioso. Uma dica: Chá verde com Jasmim e algumas folhas de hortelā fresca, rodelas de limāo cravo e pepino. Fica divino! 

Com os ingredientes separados, agora é só acrescentar tudo em uma garrafa ou pote (eu amo usar potes de palmito antigos bem higienizados, funcionam super bem) e deixar na geladeira por 6 a 12 horas. Quando for tomar, você pode acrescentar algum adoçante que prefira, ou frutas frescas amassadas. 

Algumas dicas importantes para quando você for fazer o seu Cold Brew de chá:

  • Use sempre um pote ou garrafa de vidro. Além de permitir que você veja as lindas cores do seu chá surgindo, também nāo vai reagir com nenhum dos ingredientes. Alguns recipientes de metal podem reagir com elementos ácidos, alterando o sabor do seu chá, por isso é melhor evitar a preparação do chá frio em tigelas ou potes de metal.
  • Use um chá de boa qualidade! Como esse método demora um pouco mais para desenvolver os sabores da bebida, usar uma erva de qualidade ruim pode te deixar com um cold brew muito adstringente e nāo muito saboroso.
  • Quanto mais tempo o chá ficar em infusāo, mais fortes se tornarão os sabores. Alguns chás, como o chá preto, contêm grandes quantidades de taninos que podem desenvolver sabores adstringentes. Algumas pessoas gostam dessas notas amargas, enquanto outras preferem sabores mais suaves, então experimente seu chá a cada poucas horas quando estiver macerado. Isso ajudará você a encontrar o sabor perfeito.

E agora que você sabe como fazer o seu cold brew, me conta, qual vai ser o primeiro blend que você vai experimentar para os dias mais quentes? ;)

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.