O chá realmente faz bem para a saúde humana?

O chá realmente faz bem para a saúde humana?

Certamente em algum momento da sua infância, você ouviu de alguém mais velho que chá de tal coisa fazia bem para a saúde, como boldo para melhorar dor de estômago e camomila para boas noites de sono. Claro que se você já leu o post sobre Chá X Infusāo, sabe que essas na verdade sāo infusões ou tisanas, mas…E o chá, da Camellia Sinensis? Tem benefícios para a nossa saúde?

 A resposta é: sim!! O chá (principalmente os verdes e brancos, que sāo menos processados) tem antioxidantes e substâncias químicas como polifenóis, L-teanina e catequinas, que ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico. Usado pela primeira vez como bebida medicinal na China, o chá era usado para regular a temperatura interna do corpo e estimular a mente, e somente no início do século XVIII tornou-se hábito social, sendo sempre valorizado por suas propriedades. 

As vantagens de beber chá começam, obviamente, na saúde bucal. As funções antimicrobiana e anti-inflamatória das catequinas ajudam a prevenir cáries e o mau hálito causado por bactérias. Os efeitos desintoxicantes dos antioxidantes encontrados na Camellia Sinensis ajudam a regenerar e reparar as células da pele, e também hidratar o nosso corpo (apesar de nāo substituir a água, ok?!). E o nosso estômago também ganha nessa história: principalmente o oolong, que vocês já sabem que eu amo pós almoço, tem sido muito utilizado dessa forma por ser benéfico para a digestāo. Uma xícara de Medité pós grandes refeições (você sabe que eu estou falando daquela feijoada de todo sábado) e você nāo fica com aquela sensaçāo de que comeu demais. 

Além dos ganhos fisiológicos, a nossa mente também é impactada quando bebemos uma xícara de chá. A bebida é ótima para diminuir o estresse. O chá verde, em particular, contém L-teanina, um aminoácido que aumenta as ondas alfa no cérebro, relaxa a mente e, combinada com cafeína e antioxidantes, mantém o cérebro ativo e melhora o nosso desempenho cognitivo. E por falar em cafeína e energia, o chá contém essa queridinha também, estimulando o nosso sistema nervoso.

A quantidade de cafeína no chá, pelo peso das folhas, é semelhante à do café, porém os polifenóis (taninos) do chá regulam e retardam a liberaçāo da substância, de modo que a sensaçāo de alerta dura mais tempo, e sem aquela sensaçāo de exaustāo. Sei que lanço aqui uma polêmica, mas a verdade é que para você se manter produtivo e concentrado por mais tempo, um Blend Energy é mais eficiente do que o café. 


O chá também é benéfico para os ossos e coraçāo, sabia? Os polifenóis dāo uma ajudinha na força muscular, preservando a densidade óssea, e ao mesmo tempo também sāo uma rica fonte de flavonoides antioxidantes e neutralizadores dos efeitos tóxicos e mutantes dos radicais livres, auxiliando na prevençāo do câncer e reduzindo o risco de hipertensāo. 


Tudo isso é muito incrível para o nosso corpo, mas deixo o alerta de que, como tudo na vida, chá em excesso também pode te fazer mal, tá bem? A recomendação é de no máximo 3 xícaras de 200 ml por dia, preferencialmente tomadas ao longo do dia e evitadas durante a noite, pois por ser uma bebida estimulante, pode causar insônia, ansiedade e taquicardia quando tomada em grande quantidade. Aproveite o seu chá, mas sem exageros. Seu corpo, sua casa, seu templo, agradece. 💚

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.