Sete maravilhosos benefícios que você nāo sabia sobre o Rooibos!

Sete maravilhosos benefícios que você nāo sabia sobre o Rooibos!

O Rooibos tem se tornado cada vez mais conhecido no Brasil. Nāo é considerado um chá e sim uma infusāo (para saber mais sobre as diferenças acesse o post Chá ou Infusão? Qual a diferença?), mas tem excelentes benefícios para a saúde e um sabor delicado que é doce e aromático. O Rooibos contém antioxidantes, enzimas e compostos químicos que ajudam a pele a ter uma aparência jovem, reduzem a inflamação que causa dor e previnem doenças graves.

O Rooibos é cultivado principalmente no continente africano e contém polifenóis como a aspalatina, que não são encontrados em nenhum outro alimento. Com poderosas propriedades antioxidantes e anti inflamatórias, beber uma xícara de rooibos todos os dias pode te ajudar a se manter saudável, sabia? Olha só alguns dos benefícios dele:


1 - Melhora da saúde da pele:

O Rooibos contém alfa-hidroxiácido, que é um dos principais ingredientes em tratamentos de pele e não é particularmente comum em alimentos. O alfa-hidroxiácido do rooibos pode ajudar na rotina de cuidados com a pele e ajudar a reduzir as rugas. Além disso, esse arbusto contém superóxido dismutase, que tem propriedades anti-envelhecimento e ajuda a retardar o desenvolvimento de rugas. 

2 - Alivia a dor

A infusāo de Rooibos contém antioxidantes com propriedades anti inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação e a sensação de dores e desconfortos. Os compostos anti-espasmódicos o rooibos também podem ajudar a aliviar dores abdominais, como cólicas estomacais, ativando íons de potássio por todo o corpo.

3 - Auxílio no combate à alergias

Esta bebida sul-africana contém um flavonóide bioativo conhecido como crioseriol, que tem efeitos antiinflamatórios e antioxidantes. Atuando como broncodilatador, o rooibos pode ajudar a aliviar as sensações de respiração ofegante e tosse causadas por rinite alérgica e asma.

4 - Bom para a saúde dos ossos 

O rooibos contém minerais como cálcio, manganês e flúor que ajudam a construir ossos fortes. Esses minerais produzem atividade aumentada nas chamadas de osteoblastos, que são responsáveis ​​pela construção de uma forte massa óssea.

5 - Digestivo e ótimo para a saúde do estômago

Rooibos contém vários nutrientes antiespasmódicos, que ajudam a prevenir dores de estômago. Um estudo publicado no Basic & Clinical Pharmacology & Toxicology Journal mostra que compostos como a quercetina, a orientina e a vitexina ajudam a relaxar o sistema digestivo e a aliviar a sensação de desconforto. Este mesmo estudo demonstra que os taninos do rooibos têm potencial para reduzir os sintomas de diarreia.

6 - Ajuda a controlar e prevenir diabetes

Beber infusāo de rooibos pode ajudar a controlar o diabetes ou prevenir o aparecimento de diabetes tipo 2. Um estudo com animais em 2013 em Tóquio mostrou que os polifenóis do rooibos funcionam para regular os níveis de açúcar no sangue e aumentar a tolerância à glicose em camundongos diabéticos. Embora o rooibos não cure a diabetes, pode ajudar a diminuir a resistência à insulina e melhorar os sintomas quando consumido regularmente.

7 - Saúde do coraçāo 

Rooibos é excelente para a saúde do coração e ajuda a manter a circulação sanguínea funcionando sem problemas. Contendo o flavonóide crioseriol que é um broncodilatador, este composto também é um agente eficaz para reduzir a pressão arterial elevada e aumentar a circulação. Os efeitos relaxantes da infusāo de rooibos ajudam a abrir os vasos sanguíneos, enquanto os antioxidantes trabalham para reduzir o colesterol ruim e prevenir o acúmulo de placa.


Sāo tantos os benefícios, que me deixou ainda com mais vontade de fazer uma infusāo com rooibos. Que tal finalizar o dia com uma Infusāo Mista Plena Pausa?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.